segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MOLUSCO SENADO SIR NEY MERCOSUL VENEZUELA

Lula: senadores 'amadureceram' ao aprovar Venezuela no Mercosul
Extraído de: Diario do Grande ABC - 30 de Outubro de 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta sexta-feira, em Caracas (capital da Venezuela) o ingresso deste país no Mercosul, aprovado ontem pela Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Links Patrocinados


"Eu estou convencido de que os senadores brasileiros, nesse tanto tempo de debate que fizeram, amadureceram, e hoje acho que a grande maioria tem consciência da importância dessa parceria (Venezuela e Brasil). E nós sonhamos que um dia todos os países da América do Sul estejam participando do Mercosul", declarou.

A declaração foi feita hoje, durante a inauguração do Consulado-Geral do Brasil e do escritório da Caixa Econômica Federal em Caracas.

Lula disse ainda que, a partir do século XIX, iniciou-se um processo de brigas internas na América Latina. Depois, afirmou o presidente, os países ficaram outras décadas sendo colonizados "indiretamente" pelos países ricos.

"Os países poderosos criavam desconfianças entre nós, arrumavam inimigos entre nós mesmos e nós passávamos a achar que a solução do problema da América do Sul vinha da bondade de países de outros continentes e não da nossa boa relação, não da consolidação das nossas instituições", disse.

Agenda - Hoje é o segundo e último dia de viagem brasileira à Venezuela. Pela manhã, Lula teve uma reunião com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a presença de ministros e assessores dos dois países. Em pauta, o processo de integração sul-americana, questões sobre comércio bilateral, a cooperação agrícola e a prestação de serviços bancários para a população de baixa renda.

Brasil e Venezuela vão assinar acordos nas áreas de esporte, comércio, distribuição de alimentos, cooperação habitacional, integração fronteiriça e TV digital. O presidente brasileiro deixa a Venezuela à tarde. O desembarque na Base Aérea de Brasília está previsto para a noite de hoje.


Obs.: menos o amigão e "cumpanhêiru" Imperador Sir Ney... por que será???

Nenhum comentário:

Postar um comentário