domingo, 8 de novembro de 2009

BRASIL DE HOJE PARAÍSO DE TERRORISTAS, ANARQUISTAS, ETC.

"Não aceito debater com um terrorista", diz ministro da Defesa da Itália sobre Battisti
Extraído de: Folha Online - 05 de Novembro de 2009
Publicidade
da Ansa, em Roma
O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, disse que não discutirá "com um terrorista", referindo-se ao ex-ativista Cesare Battisti, que aguarda no Brasil a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o pedido de extradição feito pelo governo italiano.
Links Patrocinados
"Não aceito debater com um terrorista. Cesare Battisti será objeto da minha atenção quando estiver em prisões do nosso país", declarou La Russa. O ministro também pediu para o ex-ativista de esquerda começar a "respeitar as sentenças da magistratura" do seu país e reconhecer a sua "conduta terrorista, que custou dor a tantas famílias".
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando era militante do grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). Em 1981, o ex-ativista fugiu de uma prisão italiana e viveu em outros países até ser detido no Brasil em 2007, onde já estava há três anos.
Em janeiro passado, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu o status de refugiado político ao italiano, o que inviabilizaria o pedido de extradição. O caso agora é analisado pelo STF, que na próxima semana, dia 12, retoma o julgamento.
A primeira audiência do Supremo foi interrompida após o pedido de vista feito pelo ministro Marco Aurélio Mello. A sessão terminou com quatro votos a favor da extradição e três a favor pela permanência de Battisti no país.
Além de Marco Aurélio, falta o voto do presidente do STF, Gilmar Mendes, e ainda não se sabe se o ministro José Antonio Dias Toffoli, novo membro da Casa, participará do julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário