segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Moro e trabalho no Jardim Botânico, em Curitiba. Meu nome completo é Nereu Augusto Tadeu de Ganter Peplow, apelidado pelos amigos de alemão-japonês, de inglês-paraguaio e, por aí, de "O Intocável". Os antepassados vieram alguns dos países-baixos, passando pela Inglaterra, lá pelos idos de 1.200, outros vieram da Itália e da Alemanha, estes certamente de sangue judeu, fugidos da guerra. A etimologia mais provável que encontrei, do nome Peplow, é uma contração de "people of the lowlands" - "gente das terras baixas" que, pelos idos medievais, devia ser um povo agricultor, lavrador. Considerando ainda "plow", ou "plough" - arado, em inglês. Também, que outra coisa ser, naqueles tempos, fora pertencer à nobreza ou ao clero? Sou essencialmente um advogado, profissão que exige abnegação, resignação e muita, mas muita persistência. O lado financeiro é a menor das consequências disso tudo. Especialmente para um sujeito como eu, cujo primeiro sonho de profissão na vida, aos nove anos de idade, foi ser padre, idéia abandonada depois de dois anos de seminário e convivência com a realidade. Em seguida veio a vida "laica", com a idéia de ser sociólogo, também abandonada logo em seguida por força também da convivência com essa segunda realidade. Então vem a idéia de advogar, movida por grandes nomes da profissão então na ativa, lá pelos finais dos anos sessenta e começo dos setenta. Meu ponto de vista pesssoal a respeito de "preciso fazer alguma coisa para ajudar os outros". Desde então, venho enfrentando a realidade inerente a essa terceira tentativa de ser alguém ou alguma coisa. Paralelamente, nos últimos doze anos (desde 1996) venho praticando aikido, arte marcial de origem japonesa. Desde 1999 venho passando adiante essa arte às pessoas que treinam comigo, em um dojo (conceito mais amplo que o de academia) que tenho em casa. Estou hoje, portanto, dono de casa, advogado e instrutor de aikido. Tive, nesse meio tempo, várias mulheres e quatro filhos. Todos têm, hoje, seus próprios caminhos. O meu, parece que é o de estar constantemente analisando e criticando. Não ligo para horóscopos mas meu signo é virgem e, de qualquer forma, achei interessante a característica de crítico e auto-crítico desse signo tão interessante. Por enquanto é só. Depois eu continuo, pois se tem algo que não controlo, é a fluidez permanente dos meus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário