segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Acho que já li a Bíblia umas quatro vezes na minha vida. De ler assim, do começo ao fim. Fazendo anotações, essas coisas. Estou tentando há anos fazer um resumo destacando as coisas que mais me impressionaram. Mas, para o momento, só quero deixar ressaltadas duas passagens, que me impressionam desde a minha infância. Para quem não me conhece, acho importante deixar consignado o seguinte: aprendi a ler com minha mãe, aos quatro anos de idade. Lia os livros de medicina do meu pai, que eram todos em espanhol. Lia a revista LIFE, que era a moda naquele tempo, assim como a Seleções do Reader's Digest. Li toda a coleção de livros do Malba Tahan, uma coleção de Contos da Carochinha e a Divina Comédia (esses livros todos tenho até hoje em minha biblioteca), entre os seis e os nove anos de idade. Li todos os contos de fadas que circulavam na época, assim como todas as lendas que já foram escritas, desde os irmãos Grimm, e Siegfried, e me apaixonei pelas Valquírias e pelas Amazonas e pelos Vikings e por Helena de Tróia. Tudo antes dos dez anos. Enfim, voltando à Bíblia e às duas passagens que me marcaram a ferro: uma está no primeiro Livro dos Reis e conta que o rei Davi estava velho e por mais que o cobrissem de roupas não se aquecia. Então seus criados levaram a ele uma donzela virgem para que ela dormisse em seu seio e o aquecesse. E encontraram Abisag, uma sunamita, donzela muito formosa. "Ela cuidava do rei e o servia, mas o rei não a conheceu." Isso me marcou demais e, mesmo antes da minha adolescência, eu desejei terminar como o rei Davi. O rei Davi é o persongem histórico que mais marcou minha vida. Não posso dizer que isso não tenha me acontecido. Está acontecendo. Há quase cinco anos encontrei essa virgem, que aquece meu peito, só que eu ainda a conheço.... A outra passagem está nos Evangelhos, mais precisamente o de São Mateus, no final do capítulo VI, versículos 24 e seguintes, que falam dos pássaros que não semeiam e nem colhem nem guardam em celeiros e no entanto o Pai celeste os alimenta. E dos lírios do campo que não tecem e nem fiam e no entanto nem Salomão, em toda sua glória se vestiu como eles. Para a gente não se preocupar com o que comer, com o que beber, ou com o que se vestir e o capítulo termina assim: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo." Guardei essa frase até mesmo em latim, dos tempos do meu seminário... "Quaerite ergo primum regnum Dei et Justitiam Eius e haec omnia adjicietur vobis", se não me falha a memória.... Isso também me marcou muito. É o que tem norteado a minha vida desde que me conheço por gente. É a minha lei pessoal. É a minha marca, o meu lema, a minha oração, minha esperança, meu meio de vida. O centro do meu universo. Já aprendi que tudo isso se resume em um só ensinamento: abandonar-se completamente à Divina Providência.

Um comentário:

  1. Bonito texto, tocante mesmo. Palavras do Mestre.

    https://www.youtube.com/watch?v=er7k7KlI0aU

    ResponderExcluir