segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estive assistindo hoje de manhã (18 de Outubro de 2008), na tevê, uma entrevista com o "renomado" prof. Carlos Alberto Faraco, reitor da UFPR no início dos anos 90.... mestre, doutor e pós doutor em língua portuguesa, representante do Brasil nessas comissões de unificação da língua portuguesa, etc. etc. etc.....enfim.... das perguntas que fizeram a ele, anotei 3 respostas que achei no mínimo absurdas, para não dizer totalmente estapafúrdias:1) - o que o sr. acha dessa linguagem de hoje, empregada pelos jovens, em sua comunicação por computador, conhecida como "internetês"??R - acho que é uma grande demonstração da inteligência desses jovens de hoje....meu comentário: o que ele entende por "inteligência"? será que esse jovem inteligente intepretaria para mim um texto de bertrand russel (se é que ele sabe quem é o russel)?2) - o que o sr. acha do linguagem falada do brasileiro? o brasileiro fala mal?R - toda linguagem falada no brasil está correta....(meu comentário: então, se toda linguagem falada no brasil está correta, por que é que eu perdi tanto tempo da minha vida sentado em bancos escolares aprendendo regras de gramática, conjugação de verbos, declinações e concordâncias verbais e nominais?? - conclusão: então o lula é um filólogo e a senhora, minha cara professora de português, que "rala" para ensinar regras a alunos estúpidos, está perdendo totalmente seu tempo.... e eu também, quanto escolhi ser advogado, falar e escrever corretamente.... perder meu tempo lendo livros técnicos e didáticos.... )3) - o que o sr. acha da unificação de língua portuguesa....?R - uma beleza. o brasil é um país em que todos falam da mesma maneira.... etc. etc. etc.....(meu comentário: então por que é que um cearense não sabe o que seja "pilchar" e "tchê" e um gaúcho não sabe o que é um mandacaru ou um gerimum??? - e porque para os nordestinos (a letra) "ele" é "lê', "eme" é "mê" e "ene" é "nê"?? quantos planetas diferentes existem aqui neste brasil do professor faraco??brincadeira..... o homem pode ter os títulos que forem.... mas a inteligência dele, pra mim... deixou muito a desejar.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário