sábado, 25 de setembro de 2010

IMITACION DE CRISTO Y MENOSPRECIO DEL MUNDO



É difícil escolher alguma passagem que seja mais significativa nesse preciosíssimo e inigualável livro. Fiz uma tradução quase que livre, o mais próximo possível do espanhol, pois minha edição foi impressa em Montevideo, em 1.944. Pincei algumas dentre aquelas que mais me tocaram de um modo muito pessoal, como, por exemplo:





1) - Quem tem maior combate que o que se esforça a vencer-se a si próprio?

2) - O humilde conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para Deus que esquadrinhar as profundezas da ciência.

3) - Eis que muitos estudam mais para saber do que para bem viver; erram com frequência e pouco ou nenhum fruto colhem.

4) - Se pusessem tanto empenho em desenraizar os vícios e semear as virtudes como em criar discussões, não haveriam tantos males e escândalos no meio do povo, nem tanta divergência dentro dos mosteiros.

5) - Certamente no dia do Juízo não nos perguntarão o que foi que lemos, mas o que fizemos; nem o quão bem falamos, mas o quão honestamente vivemos.

6) - Diga-me, onde estão agora todos aqueles senhores e mestres que tu conhecestes, quando viviam e floresciam em suas bibliotecas? Outros já puseram as mãos em seu espólio e não é por acaso que já não exista mais ninguém que guarde sua memória.

7) - Verdadeiramente grande é aquele que se faz pequeno e não dá a menor importância para receber altas honras.

8) - É um verdadeiro sábio aquele que faz a vontade de Deus e abandona a sua própria (1 a 8, pgs. 6 e 7).

9) - Em resistir, pois, às paixões, é que se encontra a verdadeira paz de coração e não em se entregar a elas (pg. 10).

10) - Não abra teu coração a qualquer um, mas sim para quem for sábio e temente a Deus (pg. 11).

11) - Seja familiar a Deus e seus anjos apenas e fuja de ser conhecido pelos homens (pg. 12).

12) - É muito mais seguro obedecer do que mandar (pg. 12).

13) - É muito mais seguro ouvir e acatar conselhos do que os dar (pg. 13).

14) - Como pode querer estar em paz aquele que fica se importando com a vida alheia,procurando o que o cerca e dentro de si mesmo pouco se recolhe e, quando se recolhe, o faz tarde demais (pg 15).

15) - Nos preocupamos demais com nossas paixões e nos dedicamos demais ao que é transitório (pg. 15).

16) - E também quando alguma adversidade nos acomete, desanimamos muito rapidamente e nos entregamos às consolações humanas. (pg. 15).

17) - Se a cada ano nos livrássemos de um vício, logo seríamos perfeitos (pg. 16).

18) - Se aprendêssemos a resolver as coisas mais difíceis e que demandam maior esforço no começo, poderíamos facilmente resolver o resto (pg. 16).

19) - Mas se não se vence as coisas pequenas e passageiras, como vencer as difíceis (pg 16)?

20) - O homem deve se sentir desterrado, para que não ponha sua esperança em coisa alguma deste mundo (pg. 17).

21) - E então vai acabar por descobrir que não pode haver no mundo nem segurança perfeita nem paz total (pg. 18).

22) - Muitas vezes não sabemos o que podemos, mas a tentação desvenda o que somos (pg. 19-20).

23) - Fica atento ao fim de todas as coisas e que uma hora estarás diante daquele juiz justíssimo de quem nada se esconde, não se vende por presentes, não aceita desculpas, mas que há de julgar justissimamente (pg. 46).

24) - Às vezes Deus te deixará, às vezes o próximo te perseguirá e, o que é pior, muitas vezes estarás descontente contigo mesmo, e não terá alívio nem refrigério com nenhum remédio ou consolo; mas é conveniente que sofras até quando Deus quiser. Porque Deus quer que aprendas a sofrer tribulações sem consolo e que te sujeites completamente a Ele e te tornes mais humilde com a tribulação. Ninguém compreenderá a paixão de Cristo como aquele a quem acontece de sofrer de modo semelhante. Eis que a cruz está sempre preparada e te espera em qualquer lugar; não podes fugir de onde quer que estejas, porque para onde quer que fujas, te levarás contigo e sempre encontrarás a ti mesmo. Dirija-te para cima, dirija-te para baixo, dirija-te para fora, dirija-te para dentro que de qualquer forma encontrarás a cruz. É necessário que em qualquer uma das situações tenhais paciência, se quiseres ter paz interior e merecer perpétua coroa. Se de bom grado levas a cruz ela te levará e guiará ao fim desejado, que será o fim do sofrimento, sendo certo que não há de ser aqui. Se a levas contra a vontade, te impões mais sofrimento e a torna mais pesada e aí sim teu sofrimento há de ser merecido. Se descartares uma cruz, encontrarás outra e pode ser que seja bem pior que a outra. Pensas tu escapar do que nenhum outro mortal escapou? Que santo passou pelo mundo sem cruz e tribulação? Nosso Senhor Jesus Cristo com certeza, enquanto viveu neste mundo não esteve uma hora sem dor de paixão. Porque era conveniente, está escrito, que Cristo padecesse e ressucitasse dos mortos e dessa forma atingisse Sua glória. Como queres tu, portanto, tentar outro caminho que não este real, que é a via da santa cruz? Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio: e tu, acaso procuras para ti vida fácil e diversão? (pgs. 80-81)

Nenhum comentário:

Postar um comentário