segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CÃES, PESSOAS E O ELO PERDIDO






Acho que me mudei para esta casa em que moro lá por junho ou julho de 2.004... em março de 2.005 precisei de um cachorro para por no quintal e fazer alguma guarda e impor algum respeito na malandragem da vizinhança. Me arranjaram o "Lobo", que chegou aqui em Março de 2005, com quatro meses de idade (foto anexa, o "lobinho"). Pois bem... o lobinho cresceu, hoje está com sei lá quantos anos de gente, talvez já velho.... lá se vão quase seis anos..... anos de cachorro (foto do Lobão em 2007). o Lobo é um cão praticamente insuportável: nenhum adestrador conseguiu levar seus treinos até o final. Ele é simplesmente insubordinado. Uma cruza de pastor capa-preta com rotweiller. Já quase me arrancou as mãos duas vezes. Muitos pontos, muito sangue. Uma por eu tentar pegar um osso de costela que havia caído no chão para colocar na boca dele. Ele tomou minha atitude como tivesse lhe furtando o osso. Quase dei adeus à minha mão. Outra vez foi quando tentei fazer ele ficar deitado. O bicho é orgulhoso demais para deitar. Foi difícil tirar meus dedos do meio dos dentes dele. Enfim, dia vai, dia vem, está ali o Lobo latindo leal e fielmente por mim, eu acho. Nem gosto de passear com ele por causa do trabalho que me dá por a focinheira e a coleira. Aliás, pra falar a verdade, nem gosto de bichos, nunca gostei. O Lobo está ali a serviço e de passagem, creio eu. Há pouco tempo minha mãe e minha irmã me pediram para substituir o Lobo - cão velho e insubordinado - por um filhote de pastor alemão. Pensei assim: puxa, até adestrar o filhote.... mais dinheiro com adestrador.... tempo perdido até o cachorro estagiário virar cão de guarda que imponha respeito, o respeito que o Lobo vem impondo há anos.... e o Lobo? Aaaahhhh.... o Lobo eu daria para algum consultório veterinário, que daria uma injeção pra ele morrer sem sentir dor.... foi o fim das negociações. Resolvi que o Lobo há de ficar comigo até ele não poder mais se arrastar, nem comer, nem beber, nem abrir os olhos, nem a boca, mesmo que não tenha mais nenhum dente e ele se mudará comigo para onde quer que eu vá. Mas as pessoas..... aaahhhh... são as pessoas da sala de jantar..... aqueles personagens da música dos Mutantes.... estão ocupadas em nascer e morrer.... as pessoas te abandonam, te viram as costas, te deixam de várias formas.... teus pais te deixam... teus filhos te deixam... as mães de teus filhos te deixam... namoradas.... mulheres.... as passageiras e as que você acreditava permanentes... teus amigos te deixam.... teus parentes... teus irmãos te viram as costas.... mesmo aquelas que te prometem amar por toda a vida, que deixam beijos de batom no espelho do teu banheiro, que dizem que jamais te esquecerão... as pessoas estão tão preocupadas com a vida quanto estariam ocupadas se estivessem em um baile de vampiros. Não piscam quando te dizem: o que eu sentia por você acabou. Ou então: você está muito velho para mim. Mas o Lobo não está nada velho para mim, nem eu pra ele. Conclusão: acredito em Deus, em toda a Criação como obra d'Ele e, enfim, que o que mais vale é a vontade d'Ele. A vontade de Deus, quem sabe a forma d'Ele se comunicar com a gente é, até onde eu sei, através dos anjos. Um anjo, para mim, não é mais do que uma espécie de ligação entre Deus e os homens. Um anjo é como um mensageiro, um canal de comunicação, e cada categoria de anjo vai nos revelando um grau de perfeição e evolução até a perfeição absoluta, que é Deus. Um anjo é como uma espécie de manifestação do pensamento de Deus dirigido aos homens. Anjos, arcanjos, potestades, querubins, serafins e etc. Não outra ponta dessa escala de evolução podem estar os animais. Vá de uma ponta a outra dessa escala evolutiva e você vai poder compreender a totalidade de Deus (ou pelo menos tentar). E no meio disso? Ah... no meio disso está o homem.... ah... o homem.... um elo entre a pseudo ausência de racionalidade dos animais e a forma mais pura de espiritualidade, de puro intelecto. De um lado bestialidade, de outro espiritualidade. O homem sim, este é o verdadeiro elo perdido. Não busquemos o elo perdido na idade da pedra. Está facílimo de localizar o elo. Ele está perdido entre os animais e os anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário